*Da Redação Dia a Dia Notícia
Fafá de Belém resolveu se pronunciar após Luciano Huck afirmar que a toada ‘Vermelho’ de composição de Chico da Silva para o Boi Garantido, virou uma representação da cultura paraense. A declaração ocorreu durante a exibição do programa ‘Domingão com Huck’ no último domingo (27), e gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
“Fafá de Belém gravou uma música que achou que virou um hino da cultura paraense”, disparou o apresentador,. “E virou hino do Benfica, time de Portugal”, completou Fafá.
A música em questão se trata da toada ‘Vermelho’, composta por Chico da Silva em 1996 para o Boi-Bumbá Garantido de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus). A toada é considerada uma das mais emblemáticas da cultura amazonense.
A declaração sobre a toada revoltou alguns internautas nas redes sociais: ““LucianoHuck precisa urgentemente aprender sobre a cultura do Norte”, escreveu um internauta. “‘Vermelho’ é uma TOADA do Boi @garantido e, portanto, um símbolo da cultura PARINTINENSE/ AMAZONENSE”, completou.
O próprio autor da toada, Chico da Silva, se manifestou sobre a polêmica: “A letra fala por si: ‘Vermelho’ é Garantido. É Amazonas. É Parintins. É o batuque da arena, é a paixão do curral, é o povo encarnado na festa”, enfatizou Chico que também aproveitou a oportunidade para agradecer Fafá de Belém que ajudou a dar visibilidade a toada.

Em meio à polêmica, Fafá de Belém resolveu se pronunciar: “Vermelho é uma música de Chico da Silva e é mágica! Ouvi pela primeira vez na arena de Parintins, cantada por David Assayag e fui tomada por enorme emoção!!! Viva a música popular brasileira! Viva Boi Garantido, viva a força que esta canção carrega e atravessa fronteiras!!! Viva!!!”
Ver essa foto no Instagram
