A empresa Facebook reiniciará manualmente todas as suas redes sociais. De acordo com um memorando interno divulgado pelo “New York Times”, uma equipe de funcionários foi enviada ao centro de dados da empresa, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para solucionar o apagão das principais redes sociais do mundo.
Whatsapp, Facebook e Instagram pararam de funcionar no início da tarde desta segunda-feira (04), fazendo com que usuários do mundo inteiro ficassem sem se comunicar, trabalhar e sem seus serviços básicos como fazer compras e encomendas.
Não há informações sobre o que pode ter causado a falha e nem quanto tempo ela poderá durar, mas especialistas da empresa tentam encontrar origem da instabilidade.
Para tranquilizar os usuários, dois funcionários do Facebook que não tiveram seus nomes divulgados informaram que não se trata de um ataque cibernético, porque seria quase impossível que hackers conseguissem derrubar tantas redes sociais ao mesmo tempo no mundo todo.
Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, dizendo “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, acrescentou.
De acordo com o New York Times, nem mesmo os funcionários do Facebook estão conseguindo trabalhar pela Workplace, rede usada somente por colaboradores da empresa; e aqueles que trabalham de forma presencial, tiveram dificuldades para entrar nos edifícios e salas de reunião, que são liberadas a partir da leitura eletrônica de seus crachás. Por esse motivo, a empresa vê a necessidade de reiniciar os sistemas manualmente.