Um grave acidente ocorrido poucos momentos após a largada do GP do Bahrein assustou os fãs de Fórmula 1 na manhã de hoje (29). O carro do francês Romain Grosjean, da Haas, bateu de frente com a AlphaTauri do russo Daniil Kvyat, e foi de encontro à barreira de pneus, debaixo do guard rail, pegando fogo e quebrando no meio imediatamente. As imagens impressionantes indicaram uma explosão no local.
Grosjean deixou o carro com agilidade e só com uma sapatilha em meio às fortes chamas. Ele estava consciente, mas com dificuldades para caminhar, foi atendido em ambulância e no centro médico do circuito e gerou preocupação de todos os outros pilotos e funcionários do grid. A corrida foi imediatamente interrompida com bandeira vermelha.
A Haas informou que ele teve queimaduras pequenas nas mãos e tornozelos, mas estava bem no momento do primeiro atendimento. Ele foi retirado do local de maca, com tubo de oxigênio, e uma suspeita de fratura nas costelas. Foi de helicóptero direto para um hospital próximo.
Gunther Steiner, chefe da Haas, foi a primeira voz oficial a se manifestar sobre o assunto:
“Romain está bem, não quero fazer um comentário médico, mas ele tinha queimaduras leves nas mãos e tornozelos. Obviamente, ele está abalado . Quero agradecer às equipes de resgate que foram muito rápidas. Os comissários e pessoal da FIA fizeram um ótimo trabalho, mas foi assustador.”
A direção de prova informou um atraso mínimo de 40 minutos porque o guard rail foi furado pelo carro de Grosjean e um aviso de dez minutos antes do retorno da corrida. Um muro substituiu o guard rail.
Work to repair the barrier is continuing #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/LqA9ErafqW
— Formula 1 (@F1) November 29, 2020
Lewis Hamilton foi o primeiro piloto da Fórmula 1 a se manifestar sobre o acidente de Grosjean pelas redes sociais:
“Estou muito grato por Romain estar a salvo (…) o risco que corremos não é brincadeira, para vocês que se esquecem que colocamos nossa vida em risco por esse esporte e pelo que amamos fazer. Gratidão à FIA pelos enormes avanços que demos para que Romain saísse de lá com segurança.”
“I’m so grateful Romain is safe. Wow… the risk we take is no joke, for those of you out there that forget that we put our life on the line for this sport and for what we love to do. Thankful to the FIA for the massive strides we’ve taken for Romain to walk away from that safely” https://t.co/dG8AXmsbKN
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) November 29, 2020