*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma explosão em uma das principais avenidas de Istambul, capital da Turquia, matou seis pessoas e feriu outras 53. O incidente ocorreu na tarde deste domingo (13/11). O presidente turco, Tayyip Erdogan, classificou a explosão como ataque que “cheira a terrorismo”.
A avenida Istiklal, onde ocorreu a explosão, foi rapidamente isolada pelas autoridades para a chegada de ambulâncias. A via está localizada no distrito de Beyoglu, frequentemente lotado aos fins de semana com compradores, turistas e famílias.
Um vídeo divulgado nas redes sociais foi reproduzido pela agência internacional Reuters mostrando o momento da explosão. O presidente Erdogan afirmou em entrevista coletiva que “os esforços para derrotar a Turquia e o povo turco por meio do terrorismo falharão hoje como falharam ontem e como falharão novamente amanhã”.
“Seria errado dizer que este é sem dúvida um ataque terrorista, mas os primeiros fatos e as informações iniciais do meu governador é que cheira a terrorismo”, disse o chefe do executivo turco.
Nenhum grupo terrorista, até o momento, reivindicou a responsabilidade pela explosão. Contudo, tanto Istambul quanto outras cidades turcas já foram alvos de ataques de separatistas curdos, fundamentalistas islâmicos e outros grupos dissidentes.
Mehmet Akus, funcionário de um restaurante na avenida, relatou o medo no momento da explosão.
“Quando ouvi a explosão, fiquei petrificado, as pessoas congelaram, olhando umas para as outras. Então as pessoas começaram a fugir. O que mais pode ser feito?”, questionou.
Segundo a mídia local, o gabinete do procurador-geral de Istambul iniciou uma investigação para apurar a origem da explosão.
Confira o momento da explosão: