*Da Redação Dia a Dia Notícia
Desde seu retorno à programação da TV Globo, o ‘Linha Direta’ provocou a prisão de 36 pessoas acusadas pelos crimes apresentados na televisão. A primeira prisão foi a de John Lennon Menezes Maia, acusado de participar da morte de Lorena Ferreira Rodrigues, de 2 anos, na cidade de Autazes (AM). O caso foi exibido pelo programa global em 18 de maio de 2023, e o acusado foi preso no dia 31 após denúncia anônima. Ele trabalhava como lavador de carros na zona Leste de Manaus e tentou fugir, mas foi atingido com um tiro no pé.
O caso mais emblemático foi o do episódio ‘Golpe dos Nudes’, que levou à prisão de 33 acusados de integrar a quadrilha envolvida no esquema de extorsão. As prisões ocorreram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outra prisão do mesmo caso foi a de Giliane Lindsai da Silva Abreu, uma das líderes da quadrilha.
O terceiro caso que gerou prisões envolveu a morte da transexual Renata Ferraz, de 16 anos, no município de Patos, na Paraíba. O programa foi exibido no início de junho e o suspeito do crime, Giovani de Lima Galdino Silva, foi preso três dias depois. Ele estava foragido desde o ano passado e, até o momento da prisão, morava no município gaúcho de Novo Hamburgo.
