*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um artigo selecionado pelo Exército para informar a população sobre a guerra na Ucrâniafaz uma comparação entre a crise que envolveu a anexação da região da Crimeia pela Rússia e uma suposta ameaça internacional para separar a Amazônia do Brasil.
O texto foi incluído na lista do Observatório de Doutrina do Exército e foi escrito pelo coronel Marcelo Eduardo Anacleto, chefe da Divisão de Difusão do Centro de Doutrina do Exército, para o programa da Escola Superior Internacional de Estudos de Defesa da Universidade de Defesa Nacional da China. O artigo é de 2020.
Ao tratar do contexto do conflito na Crimeia, Anacleto diz que o Brasil “deve refutar qualquer pressão no sentido de reconhecer a autodeterminação de suas minorias indígenas, ou haverá o risco de no futuro uma potência apoiar um projeto de secessão em áreas de interesse geopolítico”.
“Pelas mesmas razões, deve também vetar iniciativas no sentido de “desmilitarizar as terras e territórios dos povos indígenas”, pois a ausência ou insuficiência da presença militar em uma determinada área pode encorajar iniciativas adversas aos interesses nacionais”, escreveu o coronel.
*Com informações do Metrópoles