*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-senador pelo Amazonas, João Pedro (PT), irá lançar na sexta-feira (6) o livro “Nossas Utopias, a esquerda de Manaus em 13 atos”, que faz uma revisita à história contemporânea da esquerda amazonense e brasileira, por meio de episódios vividos por ele mesmo e por outros personagens de movimentos sociais e políticos.
O lançamento acontecerá às 18h, na Banca do Largo, localizada ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. O cantor e compositor Célio Cruz estará presente também no lançamento.
João Pedro Gonçalves é amazonense, natural do município de Parintins. Completa 70 anos em outubro de 2022, já exerceu mandatos de deputado estadual e vereador (1982), deputado estadual (1989) e senador suplente (2007-2011). Exerceu cargos no Governo Federal também, como superintendente do Incra (2003) e presidente da Funai (2015).
A obra está organizada em capítulos que vão desde a sua participação no movimento estudantil, nas décadas de 1970 e 1980, passa pela atuação no parlamento municipal e estadual, até a Caravana da Cidadania (também conhecida como Caravana das Águas), a viagem de campanha do ex-presidente Lula entre Manaus (AM) e Belém (PA), em 1994.
A Caravana das Águas levou Lula até Parintins, Urucurituba e Barreirinha, onde ele participou da dança da tucandeira com os indígenas da etnia Saterê-Maué.
O livro narra ainda as articulação e deflagração da primeira greve dos trabalhadores do Distrito Industrial de Manaus e do desaparecido político amazonense na ditatura militar, o jovem parintinense Tomaszinho Meirelles.