*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por 4 votos a 1, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, em razão de um esquema para se manter no poder, após as eleições de 2022. Trata-se da primeira condenação desse tipo contra um ex-presidente na história do Brasil.
Além do ex-presidente, a Corte condenou outros sete aliados de Bolsonaro pelos mesmos cinco crimes na ação penal relacionada à trama golpista. A única exceção foi Alexandre Ramagem, que recebeu condenação apenas pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Deputado federal em exercício, Ramagem teve parte das acusações suspensas e respondia apenas a três dos cinco crimes imputados pela PGR.
Após três dias de votação, além do relator Alexandre de Moraes, os ministros Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin também votaram pela condenação. Na sessão dessa quarta-feira (10), Luiz Fux abriu divergência, absolvendo Bolsonaro e cinco aliados, mas votou pela condenação de Mauro Cid e do general Braga Netto exclusivamente pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.
Matéria em atualização.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
STF tem maioria para condenar Bolsonaro e demais 7 réus por plano de golpe
