*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, 89, vive a fase terminal de um câncer no esôfago. A informação foi confirmada por sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolanski, em entrevista concedida, nesta segunda-feira (12), à rádio Sarandí, em Montevidéu.
Segundo ela, Mujica está sob cuidados paliativos e encara o momento com serenidade, buscando viver seus últimos dias “da melhor maneira possível”.
Diagnosticado em abril de 2024 com um câncer agressivo que já se espalhou pelo corpo, Mujica tem enfrentado a doença com a mesma franqueza e simplicidade que marcaram sua trajetória pública.
Ainda em outubro do ano passado, durante um comício político na Praça 1º de Maio, o ex-presidente fez um discurso em tom de despedida, declarando-se “absolutamente convencido e consciente” de que estava “no final da partida”.
Figura emblemática da esquerda latino-americana e mundial, Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou conhecido por seu estilo de vida austero, sua retórica humanista e sua atuação firme em defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania popular.
Ex-guerrilheiro tupamaro e preso político durante a ditadura uruguaia (1973–1985), passou mais de uma década na prisão, muitas vezes em condições extremamente duras.
Líder do Movimento de Participação Popular (MPP), Mujica ganhou respeito internacional não apenas por suas ações como chefe de Estado, mas também por sua filosofia de vida centrada na ética, na solidariedade e na simplicidade.