Search
booked.net

Ex-presidente do Peru, Ollanta Humala é condenado por propina da Odebrecht

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Justiça do Peru condenou, nesta terça-feira (15), o ex-presidente Ollanta Humala a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Ele e sua esposa, Nadine Heredia, foram acusados de receber repasses ilegais da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo da Venezuela para financiar campanhas eleitorais em 2006 e 2011.

O caso faz parte do escândalo de corrupção envolvendo a Odebrecht, que admitiu, em 2016, ter pago milhões em subornos a políticos em diversos países da América Latina. De acordo com o Ministério Público, Humala recebeu US$ 3 milhões da empreiteira durante a campanha presidencial que o levou ao poder em 2011. Já em 2006, a campanha teria sido financiada com recursos enviados pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Apesar das acusações, o casal nega ter recebido qualquer quantia irregular. O advogado de Humala afirmou que não houve provas do envolvimento da Venezuela e nem da entrada de dinheiro da Odebrecht. A Promotoria, no entanto, também atribui a eles a ocultação desses recursos, que teriam sido usados para a compra de imóveis.

Humala é o segundo ex-presidente peruano condenado no caso Odebrecht. Alejandro Toledo foi sentenciado em 2024 a mais de 20 anos de prisão. Outros nomes envolvidos incluem Pedro Pablo Kuczynski, ainda sob investigação, e Alan García, que cometeu suicídio em 2019 antes de ser preso.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.