Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Ex-ministros de Bolsonaro, generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e levados para celas do Exército

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Os generais da reserva e ex-ministros do governo Bolsonaro, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, foram presos pela Polícia Federal, nesta terça-feira (25), e encaminhados para a sede do Comando Militar do Planalto (CMP), no Setor Militar Urbano, em Brasília. A dupla foi condenada por envolvimento na trama golpista que também resultou na sentença de 27 anos de prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Heleno, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, foi condenado a 21 anos. Nogueira, que foi ministro da Defesa, a 19 anos.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os generais de quatro estrelas Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira por participação em uma trama golpista destinada a reverter o resultado das eleições de 2022.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Heleno e Nogueira faziam parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa armada que planejava um golpe de Estado. Entre os crimes imputados a eles, estão: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Veja as condenações dos dois réus:

  • Augusto Heleno: condenado a 21 anos de prisão.
  • Paulo Sérgio Nogueira: condenado a 19 anos de prisão.

O STF decretou formalmente que o caso encerrado para os seguintes condenados, além de Bolsonaro:

  • Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

Esses três são os condenados que não apresentaram os segundos embargos de declaração (tipo de recurso), cujo prazo terminou nessa segunda (24).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.