*Da Revista Cenarium
Em menos de uma semana, após o site Paula Litaiff publicar que Alfredo Nascimento (PL) estaria articulando para concorrer ao cargo de prefeito de Manaus, Alfredo reuniu-se com apoiadores no Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDCC), na noite dessa sexta-feira, 7, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus para discutir os próximos passos de sua candidatura na corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus.
A reportagem ainda buscou contato com o presidente de honra do PL nacional, Alfredo Nascimento, mas foi informado por meio de sua secretária, Karina Queiroz, que o pré-candidato “não está dando entrevistas no momento, mas sim, após a convenção oficial, marcada para 16 de setembro”.
Ignorando o distanciamento mínimo permitido para evitar aglomerações, mas com uso de máscaras, cerca de 200 pessoas – quantidade estimada pela assessoria de Alfredo – compareceram à reunião em que o pré-candidato apresentou parte de suas propostas.
Sem entrar em detalhes, Karina Queiroz deixou escapar, no entanto, que um dos grupos de eleitores na mira do então pré-candidato é o público jovem “que merece conhecer o Alfredo Nascimento que já foi prefeito de Manaus e já fez muito por essa cidade”, disparou.
O último cargo público dele no Poder Executivo foi como ministro do Transportes da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2011. Após sete anos na função, ele deixou o governo em meio a suspeitas de superfaturamento em obras e o salto no crescimento do patrimônio do filho, Gustavo Morais Pereira.
Após ressurgir no meio político este ano, um dos slogans de campanha adotados por Alfredo Nascimento é a hashtag #VoltaAlfredo, que estampa, inclusive, o perfil de WhatsApp de sua assessoria.
Na última eleição, em 2018, Amazonino e Alfredo estavam do mesmo lado: Amazonino como candidato ao governo do Amazonas e Alfredo ao Senado. A coligação era composta pelos partidos PDT, PRP, Avante, Progressista, PV, Solidariedade, PPS, PTB, PHS (posteriormente incorporado ao Podemos), PSL e PPL.
Veja perguntas feitas para Alfredo Nascimento:
Em tempos de embates ideológicos cada vez mais acirrados (principalmente entre esquerda e direita), formular estratégias de campanha é essencial para garantir um eleitorado firme. Hoje, qual o público que Alfredo Nascimento está mirando?
Para garantir o eleitor esperado, algumas ações são primordiais. Que ações Alfredo Nascimento vai focar para as eleições deste ano? Seu foco será uso das redes sociais? Ele fará caminhadas e visitas a feiras e comunidades? Terá ações voltadas para a crise sanitária de Covid-19?
Algumas pesquisam não colocam Alfredo Nascimento entre os favoritos. Qual o entendimento de Alfredo nesse sentido?
Como Alfredo é um candidato com vasta experiência política, Alfredo acredita que ele irá dividir o eleitorado de Amazonino Mendes?
E por fim, em um possível segundo turno, que candidato seria o principal concorrente de Alfredo, em seu ponto de vista?
Pesquisa recente
Segundo pesquisa eleitoral do Instituto Projeta, registrada sob o número AM-06784/2020, divulgada no último dia 4, Alfredo Nascimento apareceu em 4º lugar das intenções de voto, com 6,79%. Em primeiro lugar apareceu Amazonio Mendes (24,82%), David Almeida (12,35%) e José Ricardo (8,56%).
Por outro lado, Alfredo não teve o que comemorar. Quando perguntado dos 860 entrevistados em que candidato não votaria de forma nenhuma, 23,89% dos entrevistados citou o nome de Alfredo Nascimento, que ficou em primeiro lugar de rejeição. Esse quesito foi seguido por Amazonio Mendes, com 19,76% de rejeição, Serafim Corrêa (10,42%) e José Ricardo (8,30%).