Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ex-funcionário de pet shop é condenado por maus-tratos e deverá doar equipamentos para equipe com cães da PMAM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Um ex-funcionário de um pet shop foi condenado por maus-tratos em Manaus e terá que doar equipamentos para adestramento da Companhia Independente de Policiamento com Cães da Polícia Militar do Amazonas (CIPCÃES/PMAM). Em 2020, ele foi acusado por violência contra um cachorro pelo qual estava responsável para dar banho.

De acordo com a sentença proferida pelo juiz Moacir Pereira Batista, titular da Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA), o homem foi enquadrado no art. 32, parágrafo 1.º-A, da Lei n.º 90605/98, de Crimes Ambientais.

Segundo o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), nos autos do processo, em 2020, a proprietária do estabelecimento registrou boletim de ocorrência contra o então funcionário. Durante o crime, ele jogou o cão contra o vidro e destruiu o material.

“Segurou o animal pela nuca de forma agressiva, arrastando o animal pela sala e enforcando-o até chegar na banheira onde seria realizada a hidratação e, em seguida, retirou o cachorro da banheira e o levou até a baia, puxando fortemente pela coleira de contenção. Ao chegar à baia, o funcionário jogou o animal contra o vidro de contenção, o qual quebrou com o impacto da batida”, disse a proprietária.

As imagens de vídeo da câmera de segurança do estabelecimento apresentaram o momento em que o autor age com violência em relação ao animal. O MPE/AM frisou, na denúncia, que “em nenhum momento das imagens gravadas o animal apresenta qualquer agressividade, mesmo diante da violência provocada pelo autor”.

O ex-funcionário do pet shop deverá comprovar, no prazo de 60 dias, nos autos, o cumprimento da pena aplicada pela Justiça.

Abusos no Amazonas

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), crimes como abandono de animais, envenenamento e violência contra cães e gatos são os mais comuns no Amazonas. A estatística da SSP-AM indica que o registro de número de maus-tratos a animais triplicou no Estado no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.