*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira, dia 3, um mandado judicial de busca e apreensão na residência de um advogado investigado por subtrair e reter ilegalmente arquivos sigilosos pertencentes ao escritório de advocacia onde atuava como coordenador jurídico. O investigado foi demitido por justa causa após surgirem suspeitas da conduta.
Durante a operação, foram apreendidos celular, notebook e outros dispositivos eletrônicos utilizados pelo ex-funcionário. Todo o material será submetido à perícia técnica, com o objetivo de aprofundar as investigações. O nome do profissional alvo dos mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas não foi divulgado.
A ação faz parte de um processo judicial em andamento, que denuncia a apropriação de documentos internos e dados relacionados à clientela do escritório, prática que infringe o dever de confidencialidade esperado de cargos de confiança no setor jurídico.
O escritório jurídico declarou, em nota, que continuará aprimorando os mecanismos internos de proteção de dados, reforçando seu compromisso com a segurança das informações institucionais.
“O escritório jurídico reafirma seu compromisso com a ética profissional, a proteção da confidencialidade dos dados de seus cliente, aprimorando-se sempre em desenvolver mecanismos que protejam a integridade da atividade jurídica desenvolvida no âmbito da sociedade de advocacia”, afirmou a advogada Natividade Maia, em nota.