Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ex-CEO das Americanas é preso em Madri acusado de comandar fraudes

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Nesta sexta-feira (28), o ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, foi preso em Madri pela polícia espanhola. Ele foi alvo da operação Disclosure, da Polícia Federal, e tinha mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira desde quinta-feira (27). Gutierrez estava sob viligância desde que seu nome passou a constar da difusão vermelha da Interpol como foragido.

De acordo com o Ministério Público Federal, o executivo acompanhava e participava das fraudes no balanço da companhia “desde o seu planejamento até a publicação dos resultados”.

A Justiça do Rio havia decretado a prisão preventiva de Gutierrez diante dos “fortes indícios” de fuga do executivo do Brasil. Mas a decisão observava que a medida “poderá ser revista” caso o executivo se apresentasse espontaneamente às autoridades brasileiras, o que afastaria a presunção de fuga.

Ele e outros 14 executivos da Americanas foram alvo na quinta-feira de uma operação que buscava mais provas e evidências de um esquema que escamoteou nos balanços da varejista um rombo estimado em R$ 25 bilhões.

A investigação revelou crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, os ex-executivos da empresa podem pegar até 26 anos de prisão.

A operação foi baseada em e-mails e mensagens apreendidas pela Polícia Federal e nas delações dos ex-executivos Marcelo Nunes e Flávia Carneiro, que destrincharam o modus operandi da fraude. Nunes foi diretor financeiro e Flávia, diretora de controladoria.

A prisão de Gutierrez foi comunicada nesta manhã à Polícia Federal. Como Gutierrez tem cidadania espanhola e estava no país desde o ano passado, seu nome foi incluído na difusão vermelha, a lista de foragidos internacionais da Interpol.

Ainda não está definido se ele será enviado ao Brasil ou se ficará preso na Espanha, uma vez que o país não extradita seus cidadãos.

*Com informações do jornal O Globo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.