*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Centro Universitário do Norte (Uninorte) promove, nesta sexta-feira (25/03), a Mesa Interdisciplinar Cultural – Discriminação Racial no Contexto Social. O evento tem o objetivo de falar sobre o racismo no ambiente escolar e na sociedade, assim como estratégias e ações para enfrentar esse tipo de preconceito. A atividade acontece de modo presencial, no Teatro da Unidade 6, localizado na avenida Joaquim Nabuco, 1365, Centro de Manaus.
A mesa redonda é uma alusão ao Dia do Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Uninorte, Gilmara Teles, a expectativa é promover o respeito a partir da conscientização da diversidade de raças e culturas que formam o Brasil.
Sabemos que o preconceito racial está consolidado na sociedade e é reproduzido em todos os espaços, até mesmo na escola. O nosso objetivo é promover uma reflexão sobre o tema e estimular o enfrentamento à discriminação, além de reafirmar a valorização da diversidade étnico-racial e cultural”, afirma a coordenadora.
Participam da mesa o mestre em História em estudos africanos, Alexandre da Silva Santos; o presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Amazonas (Amonam) e membro do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Christian Rocha; a mestre em História Social e professora da Uninorte, Sarah dos Santos Araújo; e o membro do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, ocupante da cadeira de Cultura Afrodescendente e praticante de capoeira, mestre Camaleão.
As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.