*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu nesta sexta-feira, 09, mais um navio petroleiro no Mar do Caribe, em uma nova ação contra embarcações suspeitas de atividades ilícitas. A operação ocorreu um dia após a abordagem ao navio-tanque Marinera, também ligado à Venezuela, e foi celebrada pelo governo Trump, que afirmou não haver “refúgio seguro para criminosos”.
A captura foi do navio Olina, no Mar do Caribe, mediante uma operação coordenada pelos Departamentos de Defesa e de Segurança Interna, segundo um relatório do Comando Sul dos EUA. A operação foi realizada antes do amanhecer de hoje e envolveu fuzileiros navais que chegaram em helicópteros para realizar a abordagem.
Na última quarta-feira, 07, outras operações já haviam sido realizadas e resultaram na captura de outros dois petroleiros ligados à Venezuela; o Sophia e o Marinera, que navegava com bandeira russa, o que aumentou as tensões entre Washington e Moscou.
“A Operação Southern Spear do Departamento de Guerra mantém-se firme em sua missão de defender nossa pátria, pondo fim às atividades ilícitas e restaurando a segurança no Hemisfério Ocidental”, disse o governo dos EUA em uma postagem na rede social X.
Com a invasão, os Estados Unidos fecha a terceira apreensão de um petroleiro ligado à Venezuela essa semana.
Ver essa foto no Instagram
