*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (21), o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, comentou sobre a possibilidade de seu nome ser considerado no Conclave para a escolha do novo Papa. Ele informou que uma assembleia nacional será realizada nos próximos dias para discutir este e outros temas importantes. Emocionado, Dom Leonardo expressou sua gratidão ao Papa Francisco: “Eu primeiro quero agradecer por ele me ter nomeado para Amazônia. Eu numa conversa com ele eu disse: ‘Santo Padre, o senhor podia me enviar um dia para Amazônia’”.
Dom Leonardo confirmou sua participação na eleição, por ser um cardeal com menos de 80 anos, e que também deverá receber o convite para as cerimônias fúnebres. No entanto, ressaltou que detalhes sobre o procedimento ainda não foram divulgados, aguardando o comunicado oficial do Vaticano aos cardeais.
Ele mencionou a convocação de uma reunião extraordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo Dom Jaime Spengler para definir os próximos passos em relação à Assembleia Geral, considerando a falta de informações sobre o sepultamento e o início das sessões de diálogo pré-conclave. Dom Leonardo explicou que, tradicionalmente, esse período de preparação leva cerca de 15 a 20 dias, e que as informações devem ser fornecidas pelo Cardeal Farrell, o Camerlengo.
Eu era secretário da CNBB e ele não esqueceu, Graças a Deus. Eu sou muito grato por estar aqui na Amazônia. Não precisava ser em Manaus, mas eu tinha o desejo, sim, de um dia poder servir a igreja na Amazônia, que eu tinha estado e sim na Amazônia estando em São Félix da Araguaia como bispo. Nesse sentido, sou muito agradecido ao Papa”, enfatizou.