*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na Rússia, três estudantes universitárias foram condenadas a 11 meses de trabalho corretivo, após gravarem e divulgarem no TikTok uma coreografia de ‘twerking’ em frente à Catedral de Cristo Salvador, em Moscou. O vídeo, considerado inapropriado pelas autoridades, ganhou grande repercussão nas redes sociais e resultou na punição judicial das jovens.
As autoridades russas classificaram o ato como vandalismo e desrespeito à ordem pública, alegando também que o conteúdo ofendeu os sentimentos religiosos da população.
Após a divulgação do vídeo, o grupo conservador Sorok Sorokov, defensor dos chamados “valores tradicionais russos”, pressionou as autoridades e a Universidade Estatal Russa de Arte e Indústria Stroganov, onde as estudantes cursavam graduação, pedindo providências. A instituição, por sua vez, optou por expulsar as três alunas em junho deste ano.
De acordo com a agência East2West, o tribunal entendeu que a dança representava uma infração administrativa por sua natureza “vulgar” e incompatível com o respeito a locais religiosos.
Ver essa foto no Instagram
