Estudantes das escolas municipais de Manaus terão atividades para desenvolver o reconhecimento de emoções, resolução de conflitos e compreensão do mundo do trabalho. As iniciativas constam na Lei nº 2.844, de 5 de janeiro de 2022, que estabelece a inclusão de medidas de capacitação socioemocional no processo pedagógico.
As medidas devem promover o reconhecimento e controle das emoções do estudante e das demais pessoas. O projeto pedagógico deve estimular a prática da empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação. Segundo a lei, o objetivo é gerar respeito mutuo.
A lei também determina a capacitação para o diálogo saudável com argumentação baseada em fatos, dados e informações confiáveis para defesa de ideias e pontos de vista. Por fim, os estudantes deverão ser capazes de compreender as relações do mundo do trabalho e tomada de decisões alinhadas ao projeto de vida pessoal, profissional e social.
A ideia é que os alunos gerenciem seus pensamentos e protejam suas emoções. Outros objetivos são fazer com que os estudantes sejam mais criativos e emocionalmente inteligentes; melhorar os relacionamentos interpessoais e o rendimento escolar; reduzir conflitos entre colegas; e envolver a família no processo de crescimento emocional.
As ações a serem desenvolvidas incluem palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores, dentre outras iniciativas.
Parte das atividades poderão ser desenvolvidas com instituições privadas especializadas por meio de convênios ou outros ajustes.