*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O aluno da Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, Luan Gama, de 10 anos, representará o Amazonas no quadro de TV “Pequenos Gênios”, neste domingo (09), às 17h (horário de Manaus), no “Domingão com Huck”, da Globo. O pequeno é chamado de “Luan, o matemático”, pelos colegas.
“Convido todos a assistirem domingo e, também, a torcerem por mim. Eu vou representar nosso estado sendo um dos Pequenos Gênios de 2023. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou o estudante.
Esta é a primeira vez que uma criança do Amazonas irá participar do momento que reúne alunos de todo o Brasil. Luan se destaca em Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Geografia, e aprendeu a ler aos 3 anos.
Participação no show de talentos
Conforme Gama, ao assistir ao programa durante a pandemia da Covid-19, percebeu que conseguia resolver as expressões matemáticas apresentadas com facilidade.
“Às vezes, eu falava a resposta correta primeiro que os participantes e pedi para a minha mãe me inscrever”, relatou Luan.
Estudando em casa, a mãe do pequeno, Lara Gama, juntamente com Luan, começaram a acompanhar o programa mais frequentemente. Na ocasião, ela tentou inscrever o garoto, mas não conseguiu devido ao prazo.
“Ele tinha de 7 a 8 anos quando houve a primeira edição. Logo quando tentamos inscrever não havia mais tempo. A primeira edição já estava toda pronta e a segunda já havia encerrado o prazo. Com o agravamento da pandemia, as inscrições para a terceira edição foram abertas apenas em setembro do ano passado”, explicou Lara.
Em fevereiro deste ano, foi dada a notícia de que ele havia sido selecionado. Segundo a mãe, a seleção do filho para participar do programa foi uma surpresa. Ela pensava que as escolhas dos participantes eram decididas com antecedência e que não chegariam a Luan.
“Eu realmente fiquei surpresa. Fiz uma inscrição muito despretensiosa. Preenchi o formulário de forma bem básica. Eles não só analisaram a inscrição do meu filho, como entraram em contato de forma remota, fizeram entrevistas e testes à distância, e depois chegou a notícia da seleção”, contou Lara Gama.
Sobre o aluno
Luan ingressou na escola Simon Bolívar no 1º ano, do Ensino Fundamental, e começou a se desenvolver nas questões motoras e na escrita. E no 2º ano, vendo o desempenho do menino, tanto a professora, quanto a pedagoga recomendaram que ele avançasse para a próxima série, mas devido à pandemia não foi possível.
Atualmente, o aluno está no 5º ano, do Ensino Fundamental e entre as principais habilidades dele destacam-se: o conhecimento das bandeiras e localização de todos os países do mundo, o domínio de cálculos matemáticos, além de soletrar palavras, de alto nível de dificuldade, de trás para frente.