*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Semana do Quadrinho nacional de Manaus retorna em sua sexta edição destacando o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial, os da região amazônica. O evento, realizado pela Produtora Nona Arte com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ocorrerá de sexta-feira a domingo (26 a 28/04), com entrada gratuita em três espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado.
As atividades irão acontecer simultaneamente na Biblioteca Pública do Amazonas, no Palacete Provincial e no Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo, das 14h às 20h. Com uma programação diversificada, a sexta edição inclui a participação de artistas locais e de todo o Brasil, convidados renomados do mercado nacional, sorteios, oficinas, palestras, exposição inédita, sessão de autógrafos e muito mais sobre o universo das histórias em quadrinhos.
Segundo a idealizadora do projeto Norte em Quadrinhos, Sâmela Hidalgo, os dois principais focos e objetivos da semana temática estão na divulgação dos artistas amazonenses e na movimentação do cenário de quadrinhos local. “Queremos proporcionar um ponto de encontro anual, onde leitores e quadrinistas possam compartilhar suas histórias e, principalmente, enxergarem nessas obras suas vivências, regionalidades e representatividade. Nessa troca de experiências, as histórias em quadrinhos, assim como a leitura em geral, têm o poder de conectar pessoas e seus mundos”, disse Sâmela, também co-organizadora do evento.
Entre as atividades propostas, merece destaque a Batalha dos Artistas, onde desenhistas participam de uma disputa de desenhos, sendo o vencedor escolhido pelo próprio público. Haverá ainda oficina de modelo vivo com cosplay, oferecendo aos visitantes uma experiência única que permitirá um mergulho no mundo dos quadrinhos de forma interativa e divertida.
Além disso, será realizada a inédita exposição “Sangue, Suor e Nanquim”, na Galeria do Largo, no Centro, com visitação gratuita, que traz um panorama dos últimos 10 anos do cenário de quadrinhos do Norte. O projeto é contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Amazonas.
O criador e organizador do evento, Evaldo Vasconcelos, ressalta que a produção de quadrinhos na região conquistou o país pelo potencial e qualidade das obras criadas pelos artistas locais. “É uma oportunidade de conectar e mostrar ao mundo que há uma produção vibrante e em ascensão de quadrinhos na região norte”, destaca Evaldo. “Esse intercâmbio cultural que o evento proporciona, reunindo quadrinistas e leitores do Amazonas com artistas e profissionais convidados de todo o Brasil, fortalece ainda mais os laços entre o Amazonas e o restante do país”, finaliza o idealizador da mostra.
Programação
Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57 – Centro)
14h – Abertura do evento/ Quiz com Sorteio de Quadrinhos
15h – Bate-Papo: Biblioteca e Quadrinhos com David Carvalho e Fúlvio Pacheco
15h – Oficina de Quadrinhos para crianças com Geovan Motter
16h – Lançamento da Turma do Malandrinho e Filha do Gigante de Gelo
16h – Sessão de Autógrafos com Mário Adolfo.
16h – Guilherme Infante sessão de autógrafos
17h – Sessão de autógrafos com Sidney Gusman e Rafael Calça
20h – Encerramento do evento
Palacete Provincial (Avenida Sete de Setembro, Praça Heliodoro Balbi – Centro)
14h – Palestra Como Usar Quadrinhos em Sala de Aula com Evaldo Vasconcelos.
15h – Palestra Produção Independente de Quadrinhos no Brasil com Luiz Andrade
16h – Bate-papo: 12 Anos de Graphic MSP com Sidney Gusman, Rafael Calça, Cora Ottoni, Max Andrade. Mediação: Luiz Andrade
Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Centro)
18h30 – Abertura Exposição ‘Sangue, Suor e Nanquim
Para mais informações e a programação completa, consulte as redes sociais oficiais @culturadoam e @semanadoquadrinho.mao.