Search
booked.net
Search
Close this search box.

Esgoto a céu aberto em ruas de Itamarati (AM) é alvo de investigação no Ministério Público

Foto: Divulgação/MPAM

*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia

A falta de saneamento básico, tratamento de esgoto e infraestrutura são as principais queixas das famílias do município de Itamarati (distante 983 quilômetros de Manaus) e a solução está sendo cobrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).

No último dia 18 de outubro, o MPAM, conseguiu – em juízo – uma liminar contra a Prefeitura Municipal de Itamarati, dando o prazo de 30 dias, para que apresente um plano permanente para solucionar os problemas comunitários de esgoto e saneamento básico, que se agravam nos períodos de cheia dos rios.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram esgotos a céu aberto em vários pontos da cidade, e se agravam ainda mais rua Beira Rio, localizada no centro de Itamarati, que além de da falta de esgoto também não tem pavimentação pública.

Foto: Divulgação/MPAM

Os esgotos a céu aberto representam um perigo para a vida de crianças que podem cair em uma das valas, e para a saúde de população de forma geral, propiciando a proliferação de doenças e acidentes.

Segundo o Promotor de Justiça, Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, “o MPAM buscou a condenação da parte ré à obrigação de fazer consistente na apresentação de plano/projeto com objetivo de solucionar o problema do escoamento das águas do esgoto e das chuvas da rua Beira Rio, especialmente em relação aos alagamentos”.

Apesar da Prefeitura de Itamarati reconhecer a gravidade da situação e afirmar, em juízo, que já possui planejamento para tal, não houve, no processo, apresentação da documentação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.