*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta sexta-feira (5), a escritora Sílvia Grijó toma posse como a nova presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb-AM), fundada no estado em 2018. A nova diretoria foi eleita por unanimidade para o biênio 2024-2026. A solenidade acontece nesta sexta, no salão nobre do Palácio Rio Negro, na avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus.
A jornalista Dora Paula, atual presidente, passará o cargo que ocupava desde 2022, à nova presidente Sílvia Grijó. Durante a solenidade novas associadas também devem tomar posse.
Escritora Amazonense
A escritora Sílvia Grijó é formada em Ciências Biológicas. Foi professora e atuou também na área da orientação escolar.
No meio literário, a escritora é membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan Amazônicos (Abepa) e da Associação de Escritores Amazonenses (Asseam).
Em 2022, publicou o livro “Mulher à flor da pele”. É coautora de 48 antologias; dez fanzines; oito cordéis; cinco e-books; dois audiolivros; um cd.
Ciente de estar à frente da Ajeb Amazonas, Sílvia Grijó pretende fortalecer o trabalho coletivo das Ajebianas, além de manter os atuais projetos e expandir novos programas, entre eles, o projeto “Mulheres que fazem a diferença” que em breve estará na quarta edição. A nova presidente comenta que para o biênio 2024/2026, já estão traçadas metas tanto em nível estadual, quanto em nível nacional.
“O lançamento da “Primeira Antologia das Ajebianas do Amazonas”, é uma das metas em nível estadual. Nacionalmente, o nosso principal enfoque é ter uma representatividade no “4º Encontro Nacional de Ajebianas”, onde participaremos do encontro nacional e ainda com a participação “Internacional da Bienal do Livro” em São Paulo”, explicou a nova presidente Sílvia Grijó.
Diretoria
Também farão parte da nova diretoria, na função de 1ª e 2ª vice-presidentes, a jornalista Arthemisa Gadelha e a escritora Marilandia da Silva Gama. A escritora Eulália Maria Bichara Rodrigues assume como secretária da entidade. Como titulares das pastas de Financeiro, Projetos, Eventos e Comunicação as escritoras: Gicely de Aguiar Caxias e Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro.
Novas Associadas
As mais novas confreiras tomam posse nessa solenidade também. Profissionais das mais diferentes áreas de atuação devem receber diploma e colar com o medalhão da associação.
No grupo das escritoras: Amanda Vieitas, publicitária; Cristiane Rocha, farmacêutica esteta; Gracinete Felinto, professora de língua portuguesa; Iva Barbosa, enfermeira; Nancy Segadilha, advogada; Suzy Maron, dermatologista; Tânia Costa Luz, professora de língua portuguesa.
No grupo das jornalistas: Daniela Branches; Débora Holanda; Edilene Mafra; Elis Marinheiro; Érica Lima; Etelvina Garcia; Letícia Barbosa; Marília Menezes; Mazé Mourão; Rebeca Beatriz.
Ajeb
A Ajeb é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e com o enfoque na fomentação literária, além de promover eventos para compartilhar conhecimento, experiências e discussões sobre diversos assuntos, desde questões voltadas ao jornalismo, como de outras áreas, palestras, oficinas e lançamento de coletâneas.
Em âmbito nacional, a Ajeb foi criada em 8 de abril de 1970, visando ampliar a participação da mulher no espaço editorial e literário, difundindo o pensamento feminino na sociedade. O lema da entidade é: “A perenidade do pensamento pela palavra”. A Ajeb nacional é conduzida pela jornalista Renata Dal-Bó.
Atualmente, a Ajeb Amazonas tem uma representante na diretoria nacional. A escritora Kátia Colares Ribeiro está como segunda diretora de publicação do país. A Ajebiana foi fundadora da Ajeb no Amazonas e a primeira presidente da associação estadual.
Apresentações
Para homenagear a nova diretoria e as novas associadas, o Coral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas – CORAL EJUD, sob a regência do Maestro Adroaldo Cauduro, com acompanhamento do pianista Célio Vulcão, fará uma apresentação durante o evento. Integrantes da Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA), sob a direção artística do maestro Rubens Souza, também preparam uma homenagem às Ajebianas, com a apresentação do “Quarteto de Cordas”, no violino, Fabrício Crownmell e Elias Alves Rodrigues; na viola, Raphael Lins; violoncelo, Timóteo Esteves.