*Da Redação Dia a Dia Notícia
Das 115 escolas particulares associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), 75 decidiram suspender as aulas presenciais nesta quinta-feira (20), por precaução ao risco de atentados. A informação é da presidente da entidade, Laura Cristina. Já nas escolas públicas, haverá o Dia D da Paz, com atividades culturais e recreativas.
A data se tornou simbólica para perfis extremistas na internet que incentivam ataques no ambiente escolar por ser associada ao dia do massacre de Columbine (EUA), onde 15 pessoas foram mortas a tiros em 1999, e do aniversário do ditador nazista Adolf Hitler.
“A medida necessária [de segurança no ambiente escolar] que a gente [do Sinepe-AM] tomou foi que cada gestor [de instituição privada de ensino] tomasse a sua decisão em relação ao dia 20. Foi a medida mais sensata”, afirmou Laura.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) fará rondas policiais nas escolas da rede privada que mantiveram as aulas presenciais, disse a presidente do Sinepe. Para evitar prejuízo no aprendizado dos estudantes, o sindicato recomendou que os colégios sem aulas presenciais ofereçam ensino remoto (pela internet).
Entre as instituições particulares que optaram por suspender as atividades nesta quinta-feira está o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, em Petrópolis, zona sul de Manaus, e as sete unidades do Idaam na capital. Gestora do Centro Educacional Meu Caminho, no Centro, Laura Cristina decidiu por aulas online para os estudantes de educação infantil e fundamental I.
No Colégio Dom Bosco, também no Centro, as aulas serão em formato híbrido (presencial e remoto). Um comunicado aos responsáveis pelos alunos informa que o colégio salesiano recebeu “orientações dos órgãos de educação e da segurança pública de como proceder quanto às aulas no dia 20 de abril de 2023” e que teve autorização para trabalhar com o ensino remoto.
