O pedido de investigação mira uma suposta fraude estimada em R$ 12 bilhões envolvendo o banco Master, atribuída a um conjunto de operações financeiras consideradas suspeitas. Além disso, a proposta busca apurar um possível contrato no valor de R$ 129 milhões firmado entre a instituição financeira e Viviane Bacci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pedido de requerimento
O requerimento foi apresentado pelo deputado Carlos Jordy e já reúne o número mínimo de assinaturas exigidas para tramitação no Senado Federal. A iniciativa tem como objetivo esclarecer a legalidade das operações e verificar eventuais conflitos de interesse ou irregularidades no vínculo contratual citado. Apesar de cumprir os requisitos formais, o avanço do pedido ainda depende da decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União). A análise está prevista para ocorrer após o retorno do recesso parlamentar no dia 1º de fevereiro, quando a Mesa Diretora deve se debruçar sobre o conteúdo da proposta.
Até o momento, nem o banco Master nem os citados no requerimento se manifestaram oficialmente sobre as acusações. Caso seja autorizado, o processo poderá resultar na abertura de uma comissão de investigação para aprofundar a apuração dos fatos e esclarecer a dimensão das operações financeiras apontadas no pedido.