*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A médica Fernanda Aryel, presidente nacional da Juventude do Avante e filha do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ganhou destaque, nessa segunda-feira (1º/9), ao participar da 2ª Amostra de Educação Especial Inclusiva, realizada no Palácio Rio Negro. O movimento ocorre em meio às especulações sobre sua possível candidatura como vice do senador Omar Aziz (PSD) nas eleições de 2026, ventilada publicamente pelo próprio pai.
Sem mencionar os nomes dos profissionais a frente da equipe de assessoria, a divulgação institucional passou a ser identificada apenas como “assessoria de imprensa de Fernanda Aryel”.
No evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Aryel enfatizou a importância dos investimentos em práticas inclusivas no ensino municipal, destacando que a equidade deve nortear as políticas públicas da área. Ela também frisou que estava no evento a convite.
“Fico feliz em participar desse momento histórico para nossa cidade. A inclusão nunca esteve tão presente. Manaus está avançando, está incluindo todas as nossas crianças, trazendo a equidade para que todos possamos aprender de uma maneira igual”, afirmou Aryel, citando a gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, como responsável pelo convite.

Ao lado do secretário municipal de Educação, Junior Mar, Fernanda visitou projetos expostos na amostra, ouvindo professores e familiares sobre as experiências de inclusão. Para ela, o retorno da comunidade escolar é essencial para medir o impacto das ações na vida das crianças.
“A escola é a principal aliada das famílias no desenvolvimento desses pequenos. Fico feliz em ver o quanto está sendo importante os investimentos realizados pela gestão do prefeito David e como está ajudando a melhorar a vida de tantas famílias na nossa cidade”, acrescentou.
O secretário Junior Mar também aproveitou a ocasião para destacar avanços da atual gestão na área, como a ampliação das salas de recurso, que passaram de 76 para 251, e o crescimento de 800% no número de profissionais especializados. “Essa é a prova que a gestão do prefeito David olha para todos. Isso é inclusão, isso é equidade”, disse.
Com o tema “Práticas Pedagógicas Exitosas no Contexto da Inclusão”, a amostra reforçou a agenda de inclusão da Semed e acabou servindo também como vitrine política para Fernanda Aryel, que começa a ganhar espaço público em meio às movimentações eleitorais para 2026.

