*Da Redação Dia a Dia Notícia
De acordo com dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), a cidade de Manaus registrou queda de 19% em crimes de roubos a residências nos dois primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período do ano de 2021. Entre os meses de janeiro a fevereiro de 2021, foram registrados cerca de 154 crimes desta natureza, já neste ano no mesmo período estes crimes reduziram para 124.
No ano de 2021, ao todo cerca de 1.107 residências foram assaltadas na capital apresentando um aumento de 25% de crimes desta natureza em comparação ao ano de 2020, onde foram registradas 887 ocorrências para este tipo de crime de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Em casos de roubos a residências, criminosos invadem residências com os moradores estando ou não presentes. Em alguns casos, fazem uso de violência para intimidar as vítimas e cometerem o crime. Foi o que aconteceu no último sábado (19), no bairro Monte Sião, zona Norte de Manaus, onde criminosos invadiram uma residência, agrediram uma idosa, roubaram pertences e abusaram sexualmente de uma adolescente. Os criminosos foram localizados e presos no mesmo dia no município de Iranduba.
Já nos casos de furtos, criminosos invadem as residências sem que haja moradores presentes e furtam pertences como eletrodomésticos, roupas, entre outros objetos. A população pode realizar denúncias para este tipo de crime através de diversos canais, como o 190 da Polícia Militar e disque-denúncia da SSP-AM através do número 181. A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) investiga crimes desta natureza na capital.