Search
booked.net
Search
Close this search box.

Entre as sete candidaturas ao Senado Federal no Amazonas, apenas uma é feminina

*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

Apesar de representarem a maioria do eleitorado, as mulheres estão pouco representadas nas candidaturas ao Senado Federal em 2022. Dos 7 candidatos que disputam a única cadeira disponível este ano, apenas uma é mulher: a oficial de Justiça Marília Freire, do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). O número pode aumentar até 15 de agosto, prazo final para que os partidos políticos registrem suas candidaturas.

Saiba quem são os candidatos ao Senado:

Marília Freire (PSol)

Foto: Reprodução/Instagram

Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Marília teve sua candidatura confirmada na última sexta-feira (05/08). Membro do PSol, Marília será companheira de chapa do médico indígena Israel Tuyuka (PSol), que disputará o governo do Amazonas. Os dois serão candidatos da federação formada pelo Psol com a Rede Sustentabilidade (Rede), da ex-ministra Marina Silva.

“Sinto-me extremamente honrada com a escolha dos partidos e espero representar, com meu nome na urna, nosso projeto coletivo, construído a muitas mãos e que seja a opção à esquerda que faltava para o Amazonas”, escreveu a candidata.

Marília é parte da corrente Primavera Socialista, que foi escolhida pela Executiva Nacional do PSol em detrimento da corrente Fortalecer, que tinha como candidatos Marcelo Amil ao governo estadual e Herbert Amazonas ao Senado Federal.

O número eleitoral de Marília Freire será o 500

Omar Aziz (PSD)

Senador Omar Aziz, presidente da comissão de segurança. Foto: Agência Senado

Atual senador e candidato à reeleição, Omar Aziz (PSD) repetirá uma antiga dobradinha com o senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo do Amazonas. Os dois apoiam e são apoiados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador terá como seu carro-chefe eleitoral sua atuação na CPI da Covid no Senado Federal, que teve como objetivo investigar ações e omissões da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19. A coligação de Omar se chama “Em Defesa da Vida” e é formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), MDB e seu partido, o PSD.

O número eleitoral de Omar Aziz será 555.

Elissandro Bessa (Solidariedade)

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Vereador de Manaus eleito em 2020, Elissandro Amorim Bessa, mais conhecido somente como Bessa, será o candidato do Solidariedade ao Senado Federal. A chapa de Bessa terá o deputado estadual Ricardo Nicolau como candidato ao governo do Amazonas. O vereador será o candidato da coligação “Nós, o Povo”, formada pelo Solidariedade e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido no Amazonas pelo deputado estadual Serafim Corrêa.

O número eleitoral de Bessa será 777.

Luiz Castro (PDT)

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Envira Luiz Castro foi escolhido como candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para o Senado Federal. Na sua chapa, concorre ao governo do Amazonas a defensora pública Carol Braz. O PDT lançou uma chapa puro-sangue, quando não há alianças ou coligações com outras legendas.

Em 2018, Luiz Castro ficou em terceiro lugar na disputa pelo Senado, então candidato pela Rede. Por 25 mil votos, perdeu para o senador Eduardo Braga, que garantiu a reeleição por uma margem bem pequena.

O número eleitoral de Luiz Castro será 123.

Coronel Menezes (PL)

Coronel Alfredo Menezes, títular SUFRAMA Superintendencia da Zona Franca de Manaus – Foto Márcio Melo

Ex-superintendente da Suframa, o coronel Alfredo Menezes será candidato ao Senado pelo Partido Liberal (PL), presidido no Amazonas pelo ex-deputado Alfredo Nascimento e legenda do presidente Jair Bolsonaro. O militar será o candidato apoiado pelo atual chefe do executivo federal. Menezes venceu a queda de braço com o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), o qual apoiava a candidatura do ex-vereador Chico Preto (Avante).

Menezes está na chapa do governador Wilson Lima (União), que busca a reeleição. A candidatura dos dois faz parte da coligação “Aqui é Trabalho”, formada pelos partidos Republicanos, Progressistas (PP), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Cristão (PSC), PL, Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido da Mobilização Nacional (PMN), União Brasil, Patriota e Avante.

O número eleitoral de Menezes será 222.

Arthur Virgílio Neto (PSDB)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-prefeito de Manaus Arthur Neto será o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao Senado Federal. A legenda fechou uma federação com o partido Cidadania, nomeada como Federação Sempre pra Frente, que terá Amazonino Mendes como candidato ao governo do estado. A coligação de Arthur e Amazonino foi nomeada de “A Força do Povo”.

Nacionalmente, a federação apoiará a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência da República, mas Arthur não declarou nenhum apoio público.

O número eleitoral de Arthur será 451.

Peter Jr. (Agir)

Foto: Reprodução/Facebook

Peter Junior Miranda será o candidato do Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), que terá a empresária Nair Blair como candidata ao governo do Amazonas. Em suas redes sociais, Peter é bolsonarista ferrenho, mas seu partido está coligado nacionalmente com a candidatura do ex-presidente Lula. O Agir no Amazonas também lançou uma chapa puro-sangue, sem coligações com outras legendas.

O número eleitoral de Peter será 361.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.