Próxima do fim, a CPI da Covid vai ouvir na próxima segunda-feira (18), pela parte da tarde, vítimas da pandemia do novo coronavírus. Serão cinco testemunhas, uma para cada região do Brasil, as quais representarão as famílias das mais de 600 mil pessoas que morreram de Covid-19.
O vice-presidente da comissão e autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), afirmou que a ação é “uma forma de se dar voz a milhares de outras famílias que foram dilaceradas pela Covid-19”.
No mesmo dia, no período da manhã, a comissão parlamentar de inquérito irá ouvir Nelson Mussolini, integrante do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e membro da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec). Os membros da CPI querem saber se o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) interferiu no órgão para adiar a análise de um estudo contrário ao chamado kit Covid.
Representante
A representante da região Norte é a enfermeira amazonense Mayra Pires Lima. A profissional de saúde perdeu a irmã durante a crise do oxigênio na cidade de Manaus.
Mayra é graduada e pós-graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialista em urgência obstétrica e saúde indígena.
*Com informações de BNC Amazonas