Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Enem 2025: inscrições de indígenas crescem 89% em relação a 2022

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Entre 2022 e 2025, o número de inscritos que se autodeclaram indígenas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 89%, saltando de 19.980 para 37.489 participantes. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), no último sábado (9), fazem parte do Painel Enem e foram divulgados em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto.

Em relação à escolaridade, 16.610 dos inscritos autodeclarados indígenas em 2025 afirmaram estar cursando a última série/ano do ensino médio. O quantitativo é o dobro dos 8.279 inscritos autodeclarados indígenas, que disseram, em 2022, serem concluintes do ensino médio. Este ano, o perfil dos inscritos confirmados autodeclarados indígenas por sexo apresenta diferença pequena: 55,61% feminino e 44,39% masculino. Juntos, o número de participantes que disseram já ter concluído o ensino médio é de 14.052.

Dentro da distribuição geográfica por unidades da federação, o Amazonas foi o estado que mais teve inscritos confirmados autodeclarados indígenas (6.764), seguido de Pernambuco (4.525) e Bahia (3.450). A realização das provas do exame desta edição está distribuída em 1.804 municípios.

As provas do Enem 2025 serão nos dias 9 e 16 de novembro. Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão agenda diferenciada. Nesses municípios, a aplicação será nos dias 30 novembro e 7 de dezembro. A diferença de data ocorre em função da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no período da aplicação regular do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são aproveitados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto, é dedicado à conscientização e ao reconhecimento das culturas, das tradições e dos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, marcando o dia da primeira reunião do grupo de trabalho sobre populações indígenas, em 1982.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 305 etnias indígenas, que falam mais de 274 línguas diferentes. Segundo o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no Brasil corresponde a 0,83% da população total. A garantia dos direitos indígenas é uma questão importante no Brasil e passa pelo direito à educação.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.