*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve aproximadamente 30% de abstenção nos dois dias. O dado foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa, na noite deste domingo (16).
Segundo Santana, não houve intercorrências graves nos dois domingos de aplicação. “Nada que afetou significativamente a realização da prova. Apenas questões pontuais, como falta de energia”, afirmou, ressaltando que a luz acabou em alguns locais do Rio Grande do Sul e do Ceará. “Teve um problema de segurança do Rio de Janeiro, mas foi uma questão externa. E a aplicação da prova foi adiada”, acrescentou.
“Mas todos que se sentirem prejudicados terão direito a fazer reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro”, ressaltou o ministro. As inscrições para a reaplicação do Enem podem ser feitas de 17 a 21 de novembro, para casos previstos no edital, como doença ou problemas de logística.
Na entrevista, Camilo Santana também lembrou que candidatos dos municípios de Ananindeua e Marituba, no Pará, farão a exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30
*Com informações do R7
