*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Na Terra Indígena Cunhã Sapucaia, em Borba, a 321 km de Manaus, foram encontradas quatro antigas urnas funerárias indígenas. Os objetos, que parecem ser de grande valor histórico e cultural, foram descobertos recentemente e estão sendo analisados por especialistas.
O achado aconteceu em 21 de julho, quando crianças brincavam no quintal. A professora Carmen Lúcia, moradora do local, contou que as crianças viram a parte superior de um dos potes e, ao cavarem, descobriram o restante.
Dos objetos indígenas, duas peças estavam inteiras, enquanto as outras duas estavam rachadas e continham cinzas. A comunidade resgatou e guardou os objetos, notificando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Comprovação de presença indígena
Genildo Nóbrega Mura, professor e residente da comunidade, atualmente em Manaus para seu mestrado em antropologia, afirmou que o achado é uma prova de que os indígenas sempre estiveram na região.
Ele ressaltou a importância de recontar a história do povo Mura e preservar sua memória cultural. “Costumam dizer que a terra não era nossa, mas isso prova que nossos ancestrais estiveram ali e nos ajuda a recontar nossa história”, disse.