*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira (15), Porto Velho (RO) amanheceu novamente encoberta por fumaça e, de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SelvaApp), tem qualidade do ar considerada péssima em níveis de poluição. O aeroporto da cidade precisou ser fechado para pousos e decolagens devido a densa camada de fumaça na região.
Em nota divulgada, a assessoria do Aeroporto de Porto Velho disse que quatro voos precisaram ser reprogramados devido as condições climáticas.
Segundo medidores da IQAir, uma empresa suíça de monitoramento do ar, apontam que nesta quinta-feira (15) a capital alcançou um índice de 920, considerado perigoso. A classificação varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.
Em meio a um período de seca extrema, Rondônia vem batendo recordes de focos de queimadas: o mês de julho foi o pior em quase duas décadas. Em agosto, somente dos 14 primeiros dias a quantidade de ocorrências já ultrapassou todos os registros do mesmo período de 2023. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).