O empresário Khaled Ahmed Hauache morreu aos 102 anos, em Manaus, neste sábado, dia 28. Ele é um dos pioneiros da televisão no Amazonas e um dos ícones das comunidades muçulmana e árabe no estado, em especial da colônia síria. Khaled foi um empresário multifuncional e de sucesso. A causa da morte não foi divulgada.
Khaled nasceu na região de Damasco, na Síria, e chegou ao Amazonas em 1946. Ao longo desse período, Khaled Hauache atuou como regatão, comerciante e empresário.
Ele foi pioneiro na área de televisão com a TV Ajuricaba, fundada no final da década de 1960. Ele também fundou a TV Manaus, na década de 1990, que deu origem a TV Em Tempo.
Khaled Hauache iniciou suas atividades como empresário com manufatura de juta e, depois, com a fábrica de tecidos Matinha.
Khaled Hauache era casado com a ex-deputada federal, empresária e jornalista Sadie Hauache. Ele deixou quatro filhos, além de 12 netos e 9 bisnetos.
Nota de pesar
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lamentou a morte do empresário do ramo de comunicação Khaled Ahmed Hauache, 102, ocorrida na manhã deste sábado, 28/11. Natural da Síria, Hauache foi dono da extinta TV Ajuricaba, a primeira a retransmitir o sinal da Rede Globo no Amazonas.
“Um empreendedor nato, visionário e de enorme coração. Assim era o senhor Khaled Hauache, que no final dos anos 60 foi o pioneiro no Amazonas a investir no segmento de televisão, além de atuar em outros segmentos, como juta e tecidos. Eu e minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro recebemos com tristeza a notícia sobre a morte do Khaled. À querida Sadie, aos filhos, netos e bisnetos, o nosso fraterno abraço”, disse o prefeito de Manaus.