Search
booked.net
Search
Close this search box.

Empreendedorismo: conheça negócios que se iniciaram na internet, em Manaus

Em tempos de Covid-19 e isolamento social, quem deseja empreender precisa estar atento à comunicação e ao relacionamento com o cliente.
Empreendedoras contam suas experiências.

*Luan Martins – Da Redação do Dia a Dia On-line

O empreendedorismo digital é a criação ou adaptação de um negócio para a internet, mais especificamente nas redes sociais, como o Instagram, um dos principais meios de venda atualmente. Lojas digitais estão em alta tendência nos dias de hoje. Durante a pandemia, a internet virou uma das melhores alternativas para chegar aos clientes. Em Manaus já é possível observar esse ‘boom’ nos negócios e uma variedade de lojas de diversos segmentos.

A facilidade de buscar o que precisa, sem muito gasto de tempo, o distanciamento social e a praticidade são um dos principais motivos para o grande impulsionamento que esses negócios têm. Alguns negócios que já funcionavam muito bem com suas lojas, tiveram que se ajustar a esse tipo de venda, para não perder clientela ou ter prejuízos, devido à quarentena.

Potencialização 

Certas lojas on-line já existiam antes de tudo isso acontecer, é o caso da Allynie Santos, empreendedora da @lilydocinhos, ela acredita muito no poder da internet e conta que iniciou seu negócio presencialmente na faculdade. “Eu comecei em meados de abril de 2019, vendendo brigadeiros, eu cursava contabilidade, com uma semana criei o Instagram da @lilydocinhos. Meus primeiros clientes foram amigos e família, eu nunca pensei que daria tão certo como tem dado”, explica.

Allynnie, empreendedora digital, diz acreditar muito no poder da internet.

Ela também afirma que tudo se potencializou durante a quarentena, o número de vendas aumentou devido a muitas lojas estarem fechadas, e trabalhar em casa possibilitou o seu crescimento.

Allynie utiliza métodos de divulgação das próprias redes para divulgação, “eu envio para algumas ‘digitais influencers’, me dá muito retorno, e outras ‘publis’ eu pago para o próprio Instagram me divulgar”, pondera.

Novos negócios

A cada dia surge um novo negócio, uma nova esperança, um novo sonho que sai do papel, com a praticidade que o empreendedorismo digital proporciona.

Jacqueline Silva estreou sua loja de joias em prata, @fergadore, há pouco tempo no Instagram,” há algum tempo eu já estava atrás de algo para complementar minha renda, decidi investir em joias de prata, que é algo que eu gosto de presentear. Comecei a venda esta semana e o resultado já foi bem satisfatório”, conta.

Ela explica que o nome ‘joias em prata’, em evidência, foi pensado para que, quando alguém pesquisar no Instagram, a loja ser uma das primeiras nos resultados das pesquisas, ajudando automaticamente no engajamento.

De acordo com Jacqueline, seu método de divulgação, além das redes sociais, é baseado na network (rede de contatos), “meus amigos vão divulgando nas suas redes, e para familiares e amigos também”. E é se baseando nessa rede que ela almeja seu crescimento, buscando peças que as pessoas de seu ciclo de interessem e estudando o que as pessoas gostariam de ver em uma loja de joias em prata.

Até o momento, seu único desafio, devido ao distanciamento social é fazer entregas, “tem que ter cuidado para garantir meu bem-estar e o do cliente também”, completa.

Empreender para ajudar

Emanuelle Queiroz, uma mãe que viu no empreendedorismo digital uma oportunidade de vender seu produto e passar conhecimento para mães, pais, avós, sobre pediatria, odontologia, consultoria de amamentação e nutricionismo.

Ela reside em Parintins e conta que a ideia da @a.babythings surgiu durante sua gravidez, quando começou a comprar as coisas para o seu bebê na internet, devido aos preços na cidade serem altos e devido à falta de qualidade de alguns produtos, “Aí veio a ideia, por que não abrir uma loja? Primeiro seria física, mas com a pandemia seria impossível, então cheguei à conclusão que seria on-line, mais segurança, menos custos e assim poderia alcançar mais pessoas’, explica.

Sua ideia é levar produtos de qualidade para bebês, com preço justo e a dificuldade de encontrar produtos para seu filho, foi uma motivação, “o que irei vender na loja, meu filho usa, não pretendo vender produtos sem conhecer e recomendar”, afirma Emanuelle.

“Não quero ser apenas uma loja, quero transmitir informação de qualidade a outras mães e compartilhar experiências”, afirma Emanuelle.

De acordo com ela, sua divulgação se dá por meio de ferramentas do próprio Instagram, compartilhando no Facebook e nos grupos de WhatsApp, além do apoio dos amigos que compartilham com outras mães.

Seu desafio não é só conquistar clientes, e sim a confiança deles. Afirma que por ser uma loja virtual não se pode pegar ou ver de perto, “você precisa passar uma experiência física, virtualmente”.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.