*Luan Martins – Da Redação do Dia a Dia On-line
O empreendedorismo digital é a criação ou adaptação de um negócio para a internet, mais especificamente nas redes sociais, como o Instagram, um dos principais meios de venda atualmente. Lojas digitais estão em alta tendência nos dias de hoje. Durante a pandemia, a internet virou uma das melhores alternativas para chegar aos clientes. Em Manaus já é possível observar esse ‘boom’ nos negócios e uma variedade de lojas de diversos segmentos.
A facilidade de buscar o que precisa, sem muito gasto de tempo, o distanciamento social e a praticidade são um dos principais motivos para o grande impulsionamento que esses negócios têm. Alguns negócios que já funcionavam muito bem com suas lojas, tiveram que se ajustar a esse tipo de venda, para não perder clientela ou ter prejuízos, devido à quarentena.
Potencialização
Certas lojas on-line já existiam antes de tudo isso acontecer, é o caso da Allynie Santos, empreendedora da @lilydocinhos, ela acredita muito no poder da internet e conta que iniciou seu negócio presencialmente na faculdade. “Eu comecei em meados de abril de 2019, vendendo brigadeiros, eu cursava contabilidade, com uma semana criei o Instagram da @lilydocinhos. Meus primeiros clientes foram amigos e família, eu nunca pensei que daria tão certo como tem dado”, explica.
Ela também afirma que tudo se potencializou durante a quarentena, o número de vendas aumentou devido a muitas lojas estarem fechadas, e trabalhar em casa possibilitou o seu crescimento.
Allynie utiliza métodos de divulgação das próprias redes para divulgação, “eu envio para algumas ‘digitais influencers’, me dá muito retorno, e outras ‘publis’ eu pago para o próprio Instagram me divulgar”, pondera.
Novos negócios
A cada dia surge um novo negócio, uma nova esperança, um novo sonho que sai do papel, com a praticidade que o empreendedorismo digital proporciona.
Jacqueline Silva estreou sua loja de joias em prata, @fergadore, há pouco tempo no Instagram,” há algum tempo eu já estava atrás de algo para complementar minha renda, decidi investir em joias de prata, que é algo que eu gosto de presentear. Comecei a venda esta semana e o resultado já foi bem satisfatório”, conta.
Ela explica que o nome ‘joias em prata’, em evidência, foi pensado para que, quando alguém pesquisar no Instagram, a loja ser uma das primeiras nos resultados das pesquisas, ajudando automaticamente no engajamento.
De acordo com Jacqueline, seu método de divulgação, além das redes sociais, é baseado na network (rede de contatos), “meus amigos vão divulgando nas suas redes, e para familiares e amigos também”. E é se baseando nessa rede que ela almeja seu crescimento, buscando peças que as pessoas de seu ciclo de interessem e estudando o que as pessoas gostariam de ver em uma loja de joias em prata.
Até o momento, seu único desafio, devido ao distanciamento social é fazer entregas, “tem que ter cuidado para garantir meu bem-estar e o do cliente também”, completa.
Empreender para ajudar
Emanuelle Queiroz, uma mãe que viu no empreendedorismo digital uma oportunidade de vender seu produto e passar conhecimento para mães, pais, avós, sobre pediatria, odontologia, consultoria de amamentação e nutricionismo.
Ela reside em Parintins e conta que a ideia da @a.babythings surgiu durante sua gravidez, quando começou a comprar as coisas para o seu bebê na internet, devido aos preços na cidade serem altos e devido à falta de qualidade de alguns produtos, “Aí veio a ideia, por que não abrir uma loja? Primeiro seria física, mas com a pandemia seria impossível, então cheguei à conclusão que seria on-line, mais segurança, menos custos e assim poderia alcançar mais pessoas’, explica.
Sua ideia é levar produtos de qualidade para bebês, com preço justo e a dificuldade de encontrar produtos para seu filho, foi uma motivação, “o que irei vender na loja, meu filho usa, não pretendo vender produtos sem conhecer e recomendar”, afirma Emanuelle.
De acordo com ela, sua divulgação se dá por meio de ferramentas do próprio Instagram, compartilhando no Facebook e nos grupos de WhatsApp, além do apoio dos amigos que compartilham com outras mães.
Seu desafio não é só conquistar clientes, e sim a confiança deles. Afirma que por ser uma loja virtual não se pode pegar ou ver de perto, “você precisa passar uma experiência física, virtualmente”.