*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
As emissoras de televisão nacionais já marcaram as datas para os debates entre candidatos à Presidência da República no pleito de outubro deste ano. A lei eleitoral determina que o candidato tem direito a participar dos debates televisionados se o partido ao qual estiver filiado possuir pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, seja deputado federal ou senador. Os principais candidatos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) não devem comparecer a nenhum dos encontros no primeiro turno.
Por outro lado, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Luciano Bivar (União), Luiz Felipe d’Ávilla (Novo) e Pablo Marçal (Pros) deverão participar dos debates nas principais emissoras do país. Sem representação partidária suficiente no Congresso, os candidatos Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não terão direito de participar dos debates eleitorais.
Haverão três debates antes do início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, e quatro debates antes do último dia de campanha (29/09) e do primeiro turno das eleições (02/10).
Confira as datas e as emissoras:
- 06 de agosto – CNN Brasil
- 09 de agosto – Jovem Pan
- 14 de agosto – Band
- 16 de agosto – Início da campanha eleitoral
- 02 de setembro – RedeTV!
- 13 de setembro – TV Aparecida
- 24 de setembro – SBT
- 29 de setembro – Rede Globo
- 29 de setembro – Fim da campanha eleitoral
- 02 de outubro – Realização do primeiro turno das eleições
Caso haja segundo turno para a escolha do presidente da República, haverão dois debates antes da campanha do segundo turno e outros dois pouco antes do dia da votação:
- 03 de outubro – CNN Brasil
- 04 de outubro – Band
- 07 de outubro – Início da campanha eleitoral para o segundo turno
- 22 de outubro – SBT
- 28 de outubro – Rede Globo
- 30 de outubro – Realização do segundo turno das eleições