Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em três anos, quase 200 mil litros de óleo foram derramados no mar brasileiro

Nas últimas semanas, manchas de óleo foram registradas em praias da baianas e de outros três estados nordestinos
Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. - Felipe Brasil/ Fotos Públicas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Cerca de 195 mil litros de óleo já foram derramados no mar brasileiro entre os anos de 2019 e 2021. É como vazassem, em média, 5,5 mil litros de óleo mensalmente. A quantidade de óleo derramado em 2022 ainda não foi divulgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas, de acordo com o órgão, em 2019 foram registrados 23,7 mil litros; já em 2020 foram 151,6 mil litros; e 20 mil litros em 2021. As informações são da coluna do Guilherme Amado, no site Metrópoles.

Nas últimas semanas, manchas de óleo apareceram em praias da baianas e de outros três estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Na Bahia, a suspeita é de que os resíduos tenham a mesma origem das manchas que apareceram na costa brasileira em 2019, mas ainda não há a confirmação. O episódio de três anos atrás foi considerado o maior desastre ambiental do litoral brasileiro.

As manchas de óleo bloqueiam a entrada de luz na água, levando à morte de plantas aquáticas que produzem oxigênio e são a base da cadeia alimentar oceânica.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.