Durante a live semanal em sua página na internet, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu uma série de gafes ao comentar a o decreto que revogou mais de vinte lutos oficiais do Estado.
Um dos trechos revogava o luto oficial de Padre Cícero, líder religioso natural de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Bolsonaro confundiu a origem do padre afirmando “falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá?”.
O presidente se irritou pelos assessores não responderem a pergunta e disse “cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô?”.
“Pau de arara” se refere aos caminhões usados por pessoas pobres da região Nordeste para migrar para outras partes do Brasil, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. O termo é pejorativo, por ser usado para depreciar nordestinos.
Entretanto, o luto pelo Padre Cícero não consta entre os 122 decretos revogados por Bolsonaro. O nome do religioso aparece somente em uma publicação do próprio presidente nas redes sociais como um dos que tiveram o nome reabilitado para luto oficial.
A polêmica quanto a revogação do luto oficial de nomes importantes como do antropólogo Darcy Ribeiro e o bispo Dom Helder Câmara, figuras conhecidas por defenderem os direitos humanos e serem opositores da ditadura militar brasileira, adorada por Bolsonaro, veio acompanhada do decreto de luto oficial pela morte do autodeclarado filósofo e ex-astrólogo Olavo de Carvalho, guru do presidente e de grupos de extrema-direita.
