*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a junho de 2022, o estado do Amazonas registrou 448 desaparecimentos. Conforme levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), houve um aumento de 97,36% no número de desaparecidos no estado em comparação ao mesmo período de 2021, onde 227 pessoas foram dadas como desaparecidas.
Os dados são os mais recentes e atualizados, e estão disponíveis por meio do site da SSP-AM. Ao todo, no ano de 2021 foram registrados 677 desaparecimentos em todo o estado do Amazonas, havendo um aumento em comparação ao ano de 2020, onde foram registrados 548 desaparecimentos.
De janeiro a junho, os números de desaparecidos na capital Manaus levando em consideração o sexo e a faixa etária foram maiores entre homens com idade entre 35 a 64 anos, já entre as mulheres a faixa etária a possuir maior número de desaparecimentos foram entre mulheres com idade de 12 a 17 anos.
No interior do estado, o município a registrar o maior número de desaparecidos até o momento foi Itacoatiara, com 36 desaparecimentos registrados entre janeiro e maio deste ano. Vale ressaltar que os dados foram consolidados preliminarmente, ainda não homologados podendo assim sofrer alterações.
Os dados disponíveis se referem apenas ao número de vítimas, não sendo possível identificar o real motivo que levou ao desaparecimento. Em alguns casos, os motivos podem estar ligados a desavenças familiares, viagens sem aviso prévio ou em decorrência de problemas psiquiátricos.
Em casos relacionados a desaparecimentos de crianças e adolescentes, alguns casos se enquadram como fuga do lar, conflitos familiares, relacionamentos proibidos ou até mesmo envolvimento com atos ilícitos.
Para que um caso de desaparecimento possa ser registrado, não é necessário aguardar o período de 24 horas. Ao se constatar o desaparecimento do indivíduo, familiares ou pessoas próximas podem comparecer em qualquer delegacia, sendo possível também que o Boletim de Ocorrência possa ser realizado por meio do site da Polícia Civil.