Manaus, terça-feira 20 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Em protesto pela liberdade de Bolsonaro, deputados do PL caminham até Brasília (DF)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) lideraram, na segunda-feira, 19, uma caminhada de protesto pela liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro e de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O ato começou em Paracatu (MG) e seguirá pela BR-040 em direção a Brasília, percorrendo 240 quilômetros, com previsão de chegada no domingo, 25. Diversos parlamentares se juntaram à mobilização, incluindo a deputada estadual do Amazonas, Débora Menezes, que integrou a passeata na manhã desta terça-feira, 20.

A manifestação foi batizada pelos integrantes de ‘Caminhada pela Justiça e Liberdade’.

Principais participantes do ato

Parlamentares federais 

  • Deputado federal Nikolas Ferreira (PL‑MG) – organizador da caminhada.

  • Deputado federal Gustavo Gayer (PL‑GO) – coorganizador.

  • Deputado federal André Fernandes (PL‑CE)

  • Deputado federal Márcio Gualberto (PL‑RJ)

  • Deputado federal Zé Trovão (PL‑SC)

  • Deputado federal Carlos Jordy (PL‑RJ) – confirmou presença no movimento.

Vereadores 

  • Lucas Pavanato (PL‑SP)

  • Fernando Holiday (PL‑SP)

  • Carlos Bolsonaro (Republicanos‑RJ) – ex-vereador, filho de Jair Bolsonaro.

  • O deputado federal José Medeiros (PL‑MT) anunciou que integraria a mobilização com uma caravana de Mato Grosso ao longo do trajeto.

Parlamentares Estaduais

  • Sargento Neto (PL-PB)

  • Debora Menezes (PL-AM)

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Nikolas detalhou suas motivações. A expectativa do político é que sua chegada à Brasília, prevista para o próximo domingo, se una a uma manifestação e aglomeração maior de apoiadores.

Eu, como deputado federal, junto a outros deputados e senadores, fico com o mesmo sentimento de vocês diante das prisões injustas do 8 de janeiro e a própria prisão do ex-presidente Bolsonaro, em relação a esse governo e ao Supremo Tribunal Federal. Eu tenho orado para que Deus me desse uma ideia sobre o que fazer, vim pensando e chegou o dia. Por isso, decidi caminhar até Brasília em um ato simbólico para poder trazer luz a todos os fatos que estão acontecendo”, afirmou o deputado.

Condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Após perder a eleição presidencial de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro e aliados passaram a questionar, sem provas, a validade das urnas eletrônicas. Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores invadiram e vandalizaram prédios dos três poderes em Brasília, episódio que ficou conhecido como os atos golpistas de 8 de janeiro.

Investigações federais apontaram que Bolsonaro e um grupo de aliados teriam planejado permanecer no poder de forma irregular. A Procuradoria-Geral da República denunciou o ex-presidente por formação de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados à tentativa de abolir o Estado democrático de direito.

Em setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de participação em organização criminosa armada, tentativa de golpe, danos qualificados e ataque a patrimônio tombado. A decisão também tornou o ex-presidente inelegível até 2060. Após a condenação, ele passou a cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Em 15 de janeiro de 2026, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a transferência do ex-presidente para a Superintendência da Polícia Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF (PM-DF), conhecido vulgarmente como ‘Papudinha’, onde estar alojado em uma sala de Estado-Maior, destinada a autoridades e certas categorias profissionais (como promotores, advogados e juízes).

Leia mais: Moraes determina transferência de Bolsonaro da Superintendência da PF para a Papudinha

Leia mais: Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia nesta terça-feira (30) 

Leia mais: Após condenação, Bolsonaro fica inelegível de disputar eleições até 2060

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.