*Da Redação do Dia a Dia Notícia
No “verão amazônico”, que ocorre de julho a novembro, o consumo de água em Manaus aumenta 30%, com as altas temperaturas. Em média, a capital amazonense registra 37ºC com picos de até 40ºC. Segundo a concessionária Águas de Manaus, são 910 milhões de litros distribuídos diariamente.
Conforme a empresa, “o índice é normal para esta época” e está dentro da média. Nos demais meses, a média é de 700 milhões de litros de água captados e distribuídos para 2,063 milhões de habitantes.
Neste ano, o verão amazônico também registra seca severa dos rios que ainda não afetou a capitação de água em Manaus. A situação é a mesma de 2023, quando a estiagem prolongada causou a maior seca em 120 anos.
“A concessionária Águas de Manaus já colocou em andamento um plano de ação para garantir o abastecimento de água durante a estiagem, mesmo que a vazante avance 25% em relação ao ano passado. Para 2024, a operação envolve a adaptação de toda a estrutura de captação de água em Manaus para acompanhar o nível do Rio Negro e a implantação de estrutura de bombas d’água flutuante”, diz a concessionária.