*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta sexta-feira (24/3), o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), esteve no município de Manaus (AM) para participar do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes das ações, entregas e metas do Ministério das Cidades que geram emprego e renda e promovem o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. O ministro ressaltou ainda a prioridade do governo sobre a prevenção a desastres, semanas após o deslizamento de terra que provocou mortes no bairro Jorge Teixeira, na zona Norte da cidade.
“O presidente Lula foi muito sábio em retomar o Ministério das Cidades. As pessoas não vivem no país. Não vivem no estado. É nas cidades que as políticas públicas precisam chegar para atender diretamente a população. Estamos trabalhando para que todos os programas cheguem de forma igualitária em todos os cantos do Brasil. E que não aconteça qualquer desigualdade”, afirmou Jader Filho.
Ao falar sobre Déficit Habitacional, o ministro das Cidades destacou que há um amplo debate entre o Governo Federal, estados e municípios para a construção de uma proposta que pretende zerar a parcela retida de beneficiários do Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), destinado às famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00.
“Esse é um projeto para fazermos juntos. Todo o processo será realizado com total transparência e amplo diálogo com todos os segmentos da sociedade”.
O ministro discursou ainda sobre a secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, recém-criada pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que tem a importante missão de urbanização de assentamentos precários e melhoria habitacional de projetos e obras de contenção de encostas em áreas urbanas.
“Prevenção de Risco está entre as nossas prioridades. Estamos analisando esses pontos de alto risco para que não ocorram mais mortes e que famílias não vivam com medo de perder seus pertences”, afirmou o ministro das Cidades.
Entre as ações já realizadas pelo Ministério das Cidades em 2023, foram entregues 5.057 moradias, 6.637 unidades habitacionais foram retomadas e 75 mil pessoas foram beneficiadas com o MCMV. Já em saneamento, cabe destacar que 54 mil famílias foram atendidas e 150 obras de mobilidade urbana foram concluídas em 141 municípios de 16 estados.
Estavam presentes durante a apresentação do ministro Jader Filho, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), os deputados federais Fernando Marangoni (União-SP) e Sidney Leite (PSD-AM), o presidente da FNNIC, Marcos Holanda, e o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza do Carmo.