Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em Manaus, escolas particulares planejam retorno para julho e rede pública continua sem previsão

A partir de 6 de junho, além das escolas de educação básica, creches e universidades também estarão autorizadas a retomar com as atividades

*Da Redação

As escolas particulares de Manaus planejam retornar no próximo mês de julho, a partir do dia 6, data prevista no ciclo de reabertura de serviços não essenciais do Governo do Amazonas. Por outro lado, as aulas da rede pública, tanto municipais, estaduais, federais e de colégios militares, ainda não anunciaram o retorno.

De acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), em apuração do G1, as escolas da rede privada possuem protocolo de segurança para proteção dos alunos e professores, elaborado há 45 dias. Outras três capitais do Brasil também planejam voltar com as aulas particulares, assim como Manaus.

Para o presidente da Fenep, retornar com as aulas somente no segundo semestre é um “erro estratégico”. Se o retorno não fosse tão tardio, as escolas poderiam aprender melhor a lidar com o vírus, afirma ele.

A partir de 6 de julho, além das escolas de educação básica, creches e universidades também estarão autorizadas a retomar com as atividades. O protocolo adotado poderá incluir as recomendações gerais dos órgãos da saúde como uso de máscaras e distanciamento.

Rede pública

Já as aulas da rede pública seguem sem previsão de retorno. Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed) descartou a possibilidade de retorno em agosto, esclarecendo que um documento interno de uma escola, que circulava nas redes sociais, não tinha validade oficial.

No âmbito estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) também não decidiu sobre o período de retorno. Quando publicada, a decisão da secretaria deverá valer também para os colégios militares da Polícia Militar.

Ambas secretarias lançaram questionários on-line para entender as opiniões da comunidade acadêmica.

Ensino superior

No ensino superior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já anunciou que a partir do dia 3 de agosto, as aulas para universitários retornarão de maneira remota por videoconferência.

O calendário será retomado  de forma não presencial, utilizando tecnologias educacionais digitais e práticas concentradas, até o mês de outubro de 2020. Um novo semestre de atividades ocorrerá de novembro de 2020 até fevereiro de 2021. As provas do Vestibular e do SIS estão previstas para os dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2021, e as atividades acadêmicas iniciam no mês de abril de 2021.

Já a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ainda não se pronunciou sobre o assunto. O Ministério da Educação (MEC) autorizou, na semana passada, que as universidades federais continuassem com aulas paralisadas até o final do ano, ou que retomassem o calendário acadêmico com ensino a distância. No entanto, até o momento, a Ufam continua apenas com aulas extracurriculares não obrigatórias por videoconferência.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.