A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) realizou, nos dias 26 e 27 de outubro, uma fiscalização em parceria com o Conselho Regional de Farmácia em drogarias que atuam de forma clandestina na capital amazonense, nas quais medicamentos sem garantia de origem e condições adequadas de acondicionamento e manuseio são vendidos à população. Cinco estabelecimentos foram interditados, mas os nomes são foram divulgados.
Na operação, foram constatadas irregularidades como a venda de medicamentos antimicrobianos sem receituário, aplicação de injeções sem a presença de farmacêutico e em área não apropriada, entre outras infrações. Dois estabelecimentos foram interditados.
“A venda indiscriminada de antibióticos, por exemplo, é um estímulo à automedicação, podendo gerar o agravamento das condições de saúde dos pacientes, além de contribuir para a resistência bacteriana, considerada um problema mundial de saúde pública”, explico o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Ainda segundo ele, a venda de remédios de controle especial, que podem causar dependência física ou psíquica, sem receita e fora das condições de supervisão, é crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, sendo considerado tráfico de drogas.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].
*Com informações do Portal do Holanda