*Da Redação – Dia a Dia On-line
O Amazonas registrou, desde o começo da pandemia do novo coronavírus, mais de 21.590 casos de crianças infectadas pela doença. Atualmente, até o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgado nessa quarta-feira, dia 6, foram contabilizadas dez crianças internadas, sendo cinco nas UTIs e cinco em leitos clínicos com Covid-19. Outras treze estão sob suspeita da doença, mas estão internadas em unidades da rede pública, sendo três em UTIs e outras dez em leitos clínicos.
Do total de crianças infectadas pela covid-19, 59 evoluíram a óbito, sendo 29 na capital e as demais são do interior do Amazonas. Dos 21.590, 5.134 são da capital. A FVS-AM vem considerando o monitoramento com crianças e adolescentes de zero até 19 anos.
Cuidados
Embora seja menos frequente que nos adultos, as crianças também podem pegar a infecção pelo novo coronavírus, a Covid-19. No entanto, os sintomas parecem ser menos graves, já que as situações mais sérias da infecção tendem a causar apenas febre alta e tosse constante.
Mesmo não parecendo ser um grupo de risco para a Covid-19, as crianças devem ser sempre avaliadas pelo pediatra e seguir os mesmos cuidados que os adultos, lavando frequentemente as mãos e mantendo o distanciamento social, já que podem facilitar a transmissão do vírus para as pessoas de maior risco, como seus pais ou avós.