Mais de 15,5 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgados neste domingo (25).
Desse total, 7.484 passaram do prazo de 28 dias para receber o reforço da CoronaVac, e 8.111 não voltaram nos postos de saúde para tomar a segunda dose da AstraZeneca. O reforço da Pfizer ainda não começou a ser aplicado.
Segundo o vacinômetro da Prefeitura de Manaus, 320.272 pessoas já concluíram o esquema vacinal na cidade com a segunda dose e 24.891 tomaram a dose única da Jansen. Somando os dois grupos, o total é de 345.163 mil pessoas.
Ainda de acordo com a prefeitura, 25% da população vacinável da cidade – ou seja, aqueles que fazem parte dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde ou que tem até 18 anos – já estão totalmente imune ao coronavírus.
Porém, levando em consideração a população estimada da cidade que, segundo o IBGE, é de 2.219.580, o número de pessoas que estão totalmente imunes é bem menor: apenas 15,55%.
O número dos atrasados na segunda dose preocupa a secretaria de saúde. Para a titular da pasta, Shádia Fraxe, é preciso que as pessoas procurem urgentemente os postos de vacinação para garantir o reforço.
“Nós pedimos às pessoas que estejam nesse intervalo, e mesmo as que já tenham ultrapassado, não importa o tempo, os períodos indicados pelas farmacêuticas, que procurem nossos postos e concluam o ciclo. Reações são comuns em vacinas e até em medicamentos, portanto, não é preciso ter receio”, alertou Shádia.
Vale ressaltar que o esquema vacinal só garante a imunização total 15 dias após a segunda dose. Por isso, é importante não deixar o prazo passar. Para aqueles que ainda estão em falta, basta acessar o Imuniza Manaus. Os documentos necessários são o documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinas.