O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante sua live semanal realizada na última sexta-feira (22), divulgou notícias falsas já desmentidas sobre as vacinas contra a Covid-19.
O mandatário deu dados falsos sobre a vacinação no Reino Unido, apresentando uma teoria conspiratória que prega que pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante estão desenvolvendo a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), doença causada pelo vírus HIV, 15 dias após tomar a vacina.
VÍDEO: Bolsonaro espalha fake news de site de teoria da conspiração dizendo que pessoas que tomam as duas doses desenvolvem AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) “muito mais rápido” 15 dias depois. pic.twitter.com/Xl2MoJ4Qas
— Matheus Agostin (@matheusagostin) October 22, 2021
Segundo o serviço de checagem de notícias Fato ou Fake, circula pelas redes uma mensagem que diz que relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que pessoas imunizadas estão desenvolvendo Aids.
Procurado, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirmou que a publicação é de um site que propaga fake news e teorias da conspiração e que a história não é verdadeira. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que portadores de HIV que estejam em fase Aids, com imunidade muito baixa, não só se vacinem como também tomem a dose de reforço.
*Com informações de Uol e g1