*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atualizou, nesta sexta-feira (8), dados relacionados ao desmatamento na Amazônia que demonstram que no mês de junho houve um novo recorde, onde a área desmatada corresponde a 1.120 km². A área perdida no mês passado é maior do que a cidade do Rio de Janeiro.
O estado do Amazonas foi o maior com área desmatada no mês de junho, onde foram registrados 400 km² de derrubadas no estado, havendo crescimento de 82% em comparativo ao mesmo período do ano passado, quando 219 km² de floresta foi desmatada.
Já o Pará aparece em segundo lugar no ranking de desmatadores, com 381 km² perdidos. O número é 13% menor do que o mesmo período do ano passado, quando 438 km² de floresta foram desmatados no estado.
Entre janeiro a junho, a área desmatada já corresponde a 30% do total registrado no ano de 2021, onde 13.038 km² foram desmatados. No acumulado do ano, já foram derrubados 3.397 km² de floresta, número 10% maior se comparado ao mesmo período do ano passado e também o pior de toda série histórica, iniciada no ano de 2016.
Se continuar neste ritmo, o desmatamento na Amazônia tende a chegar a 15 mil km² devastados até o final de 2022.