*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta segunda-feira (15), o governador Wilson Lima (UB) inaugurou novo trecho do Rodoanel Metropolitano de Manaus na zona Leste, o Trevo do Rapidão, na avenida dos Oitis com alameda Cosme Ferreira. Durante a cerimônia de inauguração, Lima elogiou o deputado Roberto Cidade, após o parlamentar ocupar o cargo de governador durante sua viagem à China.
“Tive a tranquilidade de passar o governo ao Roberto Cidade, uma vez também que o vice, Tadeu de Souza, estava em uma outra missão […] É um exercício importante assumir o executivo, é uma responsabilidade e tanto […] Eu queria aproveitar para lhe agradecer pelo período que você ficou como governador do Amazonas”, disse Wilson Lima.
O nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem se mostrado cada vez mais forte com a chegada das eleições municipais de 2024. O parlamentar está entre alguns dos nomes cotados para disputar o cargo de prefeito.
Trevo do Rapidão
Em outubro de 2023, o governador Wilson Lima inaugurou a primeira etapa da obra (etapa Tarumã), no trecho que compreende o viaduto Lydia da Eira Corrêa, inaugurado em 2021, até a interseção da avenida do Turismo com a avenida Santos Dumont. Ao todo, contemplou a duplicação da estrada do Tarumã, com 8,7 quilômetros.
Com previsão de entrega para 2025 e 51% de avanço, a construção da segunda etapa do Rapidão Rodoanel, trecho do Distrito Industrial 2 em direção ao Museu da Amazônia (Musa) segue em andamento e terá extensão total de 18,3 quilômetros.
Esta segunda etapa terá duas pistas com 10,8 metros de largura e três faixas cada; calçada; 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas; três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão e três metros de largura, com fluxo em mão dupla, margeando a reserva florestal Adolpho Ducke.
Iniciada em 2019, no primeiro ano da gestão Wilson Lima, a obra neste trecho já está com 7,7 quilômetros pavimentados e com todas as desapropriações concluídas.
Visando a interligação entre os trechos que vão do Distrito Industrial II ao Musa e do viaduto Lydia Corrêa até a interseção da avenida do Turismo com a avenida Santos Dumont, a terceira etapa do Rapidão está em fase de elaboração e contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita, abrangendo 10,8 quilômetros das vias.